Quando fecho os olhos, lembro-me do meu Natal nos tempos de criança.
Somos uma família grande, de 4 irmãos, a Céu, o Paulo, a Cristina e a fifi. O nosso Natal era a família reunida e a mesa farta de comida. Os preparativos começavam cedo, naquele tempo íamos com o Pai à mata cortar um pinheiro, que era a nossa árvore de Natal, e trazíamos também musgo para o presépio. O presépio era enorme e tinha tudo o que uma aldeia tem, habitantes, ovelhas, pontes com espelho a fazer reflexo de água, era lindo. A nossa árvore era enfeitada com fitas às cores e algumas bolas e terminávamos a decoração com chocolates Regina de várias formas pendurados na árvore. No dia de Natal já só restavam os fios dos chocolates pendurados (risos).
Na véspera de Natal deixávamos o sapatinho ao pé da lareira, e recebíamos um presente do menino Jesus. Era assim há 40 anos atrás. E ficávamos tão felizes. Adorava ver a mãe a amassar as filhoses, a juntar a abóbora à massa e esta a ficar laranja. Tinham um ótimo aspeto mas eu não as comia, era uma esquistoide de primeira apanha (risos).
Preparávamos o Bolo Rei, as rabanadas, o bolo de ananás com vinho do Porto, e o perú já estava de molho nessa altura. Terminados os trabalhos na cozinha íamos para a missa do Galo!
Do que tenho mais saudades? Da família toda reunida, do barulho, da festa que era tão grande mas ao mesmo tempo tão simples.
Já cheira a Natal
A minha árvore já está feita! Acho que nunca fiz a árvore tão cedo como este ano (risos). Cá em casa o espírito continua igual ao que era quando eu era pikinina, e foram esses os valores que transmiti ao meu “Pirata”. Como sabem, o meu filhinho foi este ano para a Universidade e foi morar longe de mim, quer ser doutor! Um dia conto-vos tudo…
Veio a casa este fim de semana, mal chegou perguntei-lhe: Vamos fazer a árvore de Natal, Manuel? Imaginam a resposta! (risos) Fizemos a nossa árvore ao som de música de Natal como sempre fizemos desde que ele era bébé, tradição é tradição!
Ficou linda, carregadinha de bonecada, mesmo como eu gosto, não me deixaram colocar mais nada, diziam que não cabia.
Vivo o Natal sempre com o olhar de uma criança, acho que quando for muito velhinha serei igual.
Natal é amor ao próximo, Natal é família, Natal é todos os dias.
1 Comentário
Sandra Nazare
O Mickey ficou lindo na foto, junto à árvore!